Jump to content
  1. LFSPro Ads

Serie Limitada - Top Secret (Smokey Nagata)


Densetsu

Recommended Posts

 

A quarta geração do Nissan Skyline GT-R, a E-BCNR33, foi lançada em Janeiro de 1995 e, tal como qualquer desportivo nipónico, não faltaram preparadores para transformar esta máquina diabólica. Equipado com o motor RB26DETT de seis cilindros em linha, dois turbos e 2,6 litros de cilindrada, desenvolve 280 cv, mas tal como se sabe, estes valores eram resultado do “acordo de cavalheiros” japoneses, em limitar, pelo menos no papel, a potência dos seus automóveis nos 280 cv. A potência é enviada para as quatro rodas através de uma caixa manual de cinco velocidades e do sistema de tracção integral ATTESA.

A Top Secret é uma empresa japonesa criada por Smokey Nagata e que ao longo dos anos tem apresentado automóveis diabólicos. Já aqui falamos do Supra V12, mas hoje vamos debruçar-nos num automóvel construído anteriormente e não tão extremo, no que toca ao exterior e troca de motor, mas com muita mais potência.

De certo que qualquer entusiasta da cultura automóvel japonesa, se lembra do fantástico vídeo, filmado algures nos anos 90 num túnel em Tóquio, com Smokey a passar dos 320 km/h com este mesmo automóvel, filmado pela Max Power. Este automóvel é capaz de fazer ¼ de milha em nove segundos, o melhor de tudo, é que continua a ser legal de circular na via pública.

Após terminar a vida de automóvel de demonstração da Top Secret, este Skyline foi vendido para o Reino Unido, adquirido por um entusiasta Tim Webster. Após estar na colecção a ganhar pó foi adquirido por Tweenie Rob da TR Racing. No entanto, um dos seus clientes, sempre teve o sonho de adquirir este automóvel e, após várias insistências, Rob acabou por vender este pedaço de história automóvel. Hoje, o Drag-R II mantém-se tal como Smokey o preparou. No recorde gravado na centralina do automóvel, mostra que a velocidade máxima atingida foi de 344 km/h, superior àquela do vídeo.

 

Smokey Nagata Age, Birthday, Wikipedia, Who, Nationality, Biography | TG  Time

 

O motor RB26 foi completamente desmontado sendo substituído o bloco por um Nismo N1. Todo o interior do motor foi forjado e entre outras peças instaladas, é de realçar os seis injectores de 1000 cc da Tomei, três bombas de combustível Bosch 280L/HR e dois turbos HKS GT3040. Todas as peças instaladas são controladas por um centralina HKS F-CON V Pro Gold. O valor da potência? Bem é algo estratosférico, chegando aos 1.200 cv. Esta potência é transmitida para as quatro rodas, através de uma caixa Getrag de seis velocidades, extraída do Skyline GT-R R34.

 

13 Smokey Nagata ideas in 2021 | smokey, jdm, jdm cars

 

Com este aumento brutal de potência, vários foram os componentes que receberam melhoramentos, tal como a suspensão Top Secret Super KA1 e a travagem melhorada da Brembo.

No exterior, as únicas alterações efectuadas após a preparação da Top Secret, foram a substituição das jantes Enkei 18”x10” por umas Rays TE37 19”x 9,5”. De resto, mantém o kit estético original Top Secret G-Force, combinado com a cor dourada, tradicional das criações de Smokey Nagata.

O interior parece ser de um automóvel de competição, com um painel de instrumentos Stack ST8100M-AR, rollcage Top Secret/Cusco, volante Personal da Top Secret, backets Recaro Profi SPG e cintos de quatro pontos Sabelt.

 

Top Secret's 943 hp V12 Toyota Supra to go on auction - paultan.org

 

Potencia Skyline

 

Cv 1200

 

Potencia Supra V12

 

Cv 1000

Link to comment
  • 1 year later...
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...